22.4.08

Uma peça de teatro onde os actores são livros. Ou seremos nós?

A El Ateneo foi considerada pelo The Guardian como uma das três mais belas livrarias do mundo, pódium onde consta a Rizzoli e a Livraria Lello, a quem dei a primazia simplesmente por ser nossa. Não conheço a Rizzoli de Nova Iorque, mas tive o privilégio de ser apresentado à argentina quando visitei Buenos Aires em 2002, numa altura da minha vida em que os afazeres profissionais me conduziram, durante alguns anos, para a América do Sul, mais propriamente para São Paulo. Se a nossa foi considerada divina, a El Ateneo é, aos meus olhos, majestosa, de uma sumptuosidade que nos embriaga e nos faz sentir seres menores. Situada na avenida Santa Fé, no Bairro Norte, o edifício que nasceu um teatro que notabilizou nomes famosos como Ignacio Corsini ou Carlos Gardel, e que conserva essa estrutura, fazia dois anos que fora convertido em livraria quando o visitei. Conserva a estrutura e faz-nos sentir como se num teatro estivéssemos, admirando uma peça chamada cultura em que os actores são outros, colocados cuidadosamente em estantes e convidando-nos a participar da peça em actos que têm lugar nos inúmeros cantos e recantos que ora aparecem, ora se escondem a cada passo que damos. Uma jóia rara que os porteños souberam preservar e acarinhar, uma visita inesquecível a uma casa onde vivem livros (e discos) que parecem sussurrar-nos histórias de outrora e de hoje, transmitindo a sensação rara de se inverterem os papéis entre os leitores e os livros.

10 comentários:

CPrice disse...

eu vivia ali dentro .. sem esforço :)

Dia bom por aí Mr. Mike *

José, o Alfredo disse...

Qué barbaridad!!!

nocas verde disse...

à falta de melhor...
"Heaven on Earth!"

Anónimo disse...

Oh Miss Once, nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Mas já agora acrescento algo que, bem vistas as coisas, talvez lhe dê razão: os sofás são fantásticos, a cafetaria é formidável e os lavabos um primor. ;)

Anónimo disse...

josé, é, de facto, uma barbaridade, qualquer mortal se arrepia só de olhar.

Anónimo disse...

nocas verde, heaven on hearth... deixe lá ver... nãããã... isso é mais uma casa famosa em Paris, aquela do cavalo louco (risos). A El Ateneo é um sonho sim. ;)

cristina ribeiro disse...

Isto não se faz, senhor Mike! Ai a inveja :)

cristina ribeiro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Inveja... coisa feia (risos).
Não foi por maldade. ;)

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the OLED, I hope you enjoy. The address is http://oled-brasil.blogspot.com. A hug.

Arquivo do blog