30.4.08

As empresas precisam de blogs?

Este é o título de um artigo interessante na Marketing&Publicidade, assinado por Rui Oliveira Marques, e que nos dá a conhecer o que se passou nas Conversas Unicer, um encontro organizado por esta empresa e que contou com a presença de Bruno Guissani, um dos gurus da blogosfera. “ É importante conhecer a blogosfera, o que se pode ou não fazer. É o mesmo que entrar na casa de uma pessoa e ir logo ver os quartos. Há regras não escritas que variam de blog para blog. Não se deve entrar a matar. A atitude errada, no sítio errado, pode deitar tudo a perder. Deve-se ter um posicionamento humilde e pedir desculpa se for caso disso”. Ou seja, Bruno, devem aplicar-se as mais elementares regras de educação, bom senso e respeito. Como devem ser as nossas atitudes e comportamentos em sociedade. Em resumo, como em tudo na vida. Do ponto de vista empresarial, é curioso ter ouvido um colega meu, que não é um guru da blogosfera, apenas um profissional de comunicação, afirmar com uma simplicidade atroz que a blogosfera mais não é que o “verdadeiro poder do consumidor”. Que o diga a Dell, monstro multinacional do sector informático, quando um “mero” cliente, insatisfeito com a compra e o serviço, transformou os dias da multinacional em inferno, num episódio cujo nome é ilucidativo. Dell Hell (retratado na BusinessWeek).

2 comentários:

ana v. disse...

Só para dizer que tenho um carinho muito especial pela Marketing & Publicidade. Fui eu que lancei o primeiro número, e mmuitos outros depois desse. Engraçado, não a tenho lido ultimamente.
Interessante, essa reflexão sobre a relação das empresas com a blogosfera. Um novo meio, uma nova arma. E perigosa, porque está ao alcance de todos...

Anónimo disse...

Estou no métier mas não sou um leitor assíduo das revistas da publicidade. Estava a passar uma vista de olhos por esta e dei com o artigo. É interessante o fenómeno da blogosfera.

Arquivo do blog