1.5.08

Place Mohammed V, Paris.

Lá no alto, com Paris aos nossos pés, numa sublime imagem que os olhos não cansam de olhar, e sobre uma biblioteca repleta de livros onde se escreveram páginas da História Oriental e Magrebina, o Ziryab é como uma coroa sobre a cabeça do Instituto do Mundo Árabe, com Paris reflectida na fachada do edifício que recria elementos da arquitectura árabe na óptica do arquitecto Jean Nouvel. Uma coroa feita de folhas de chá, verde, aromático e doce. A vista excepcional domina a cidade que mesmo de dia faz jus ao seu nome de Cidade Luz, onde a bela Notre-Dame e o seu parque florido na margem do Sena nos envolvem num abraço romântico, fazendo-nos acreditar que existem poucos locais tão sedutores. Diria que se trata de uma vertigem de qualidade quando nos sentamos à mesa para saborearmos o almoço. Nas pausas entre uma garfada de especialidades do Magrebe e um trago no delicioso Château Bouchoc da região de Bordéus, a vista transporta-nos de novo, e em silêncio, para Paris, serena e momentaneamente imperturbável, embalando-nos com cuidado e instinto maternal.

2 comentários:

ana v. disse...

Paris é uma cidade mágica, de facto. E sempre diferente, de cada vez que a vemos. Não conheço a Place Mohammed V, mas pela descrição deve ter uma vista fantástica.
Bom feriado, Mike.

Anónimo disse...

Da próxima vez que lá for, suba ao terraço do Instituto do Mundo Árabe. Os seus dotes de escriba tornarão a sua descrição bem melhor que a minha. :)
É perto da Mesquita e olhe, o Ziryab vale pela vista, não é uma referência como restaurante.

Arquivo do blog