4.5.08

Como se escreve na blogosfera.

Porque é que tenho a sensação que as mulheres escrevem melhor que os homens? Pronto, começo assim, indo direito ao assunto e sem complexos em dizer o que sinto e sem problemas sobre como esta interrogação-afirmação possa ser interpretada, e seja por quem for. E não me venham com a conversa de que devemos evitar as generalizações. Senão teria que dizer, de uma forma politicamente correcta e diplomata, que, na generalidade, as mulheres escrevem melhor que os homens, o que não me apetece nada e, aí sim, estaria a contrariar o que sinto. Elas são mais sensíveis e sensitivas que nós. Mais argutas, ligadas aos detalhes, estudiosas, de uma inteligência emocional superior e mais preserverantes. E têm uma coisa que nós não temos. Memória. Por outro lado conseguem ser mais assertivas e simultaneamente mais desprendidas, mais racionais e mais objectivas. E têm outra coisa que nós não temos. Um sentido cronológico apurado. Só assim se explica que a escrita de uma mulher seja profunda e a de um homem se torne densa. Ou que a escrita delas seja envolvente e a nossa se torne aborrecida e entediante. Ou ainda, que a escrita das mulheres seja cativante e a dos homens rectilínea. Que a escrita delas seja paciente, sem pressa, e a nossa apressada e menos interessante. As mulheres escrevem sobre a vida sem temores ou complexos, e escrevem bem. Os homens quando escrevem sobre a vida, por temor ou complexo, ficam a meio caminho. Elas assumem a escrita romântica sem fazer dela lamechas. Nós nem tentamos fazê-lo porque não sabemos como, apenas sabemos que a escrita seria ridícula. Elas conseguem uma escrita descontraída e com humor. E nós? Quando a descontracção toma conta da pena, a escrita não passa de superficial. As mulheres têm aquela aptidão inata de serem, ao mesmo tempo, intuitivas e cerebrais. E passam-no para a escrita. Os homens quando escrevem, ou são uma coisa ou são outra. A escrita delas é envolvente, a nossa apenas apreciada. O que leio na blogosfera contraria, do meu ponto de vista, a teoria ancestral Yin e Yang, e o equilíbrio entre o princípio passivo, nocturno, escuro e frio atribuído ao lado feminino e o princípio activo, diurno, luminoso e quente atribuído ao lado masculino. Porque é que tenho a sensação que as mulheres escrevem melhor que os homens?

32 comentários:

fugidia disse...

Permita-me discordar, Mike.
Aprecio muito a sua leitura e conheço mais dois ou três blogs de homens que gosto muito de ler.
Porque em todos vislumbro claramente uma grande sensibilidade e uma escrita envolvente, muito cativante e com sentido de humor :-)

(P. S. espero que tenha lenços de papel para a baba: outra boa invenção :-p)

Anónimo disse...

(risota)... sobre mais esta invenção para a lista.
Quanto à sua opinião, fugidia, só me resta aceitá-la e respeitá-la. Mas não mudo a minha, nem uma vírgula sequer (risos).

ana v. disse...

Ah, eu também não concordo com essa coisa de as mulheres escreverem melhor. Há óptimos blogs masculinos, e o seu é um deles. São é menos fantasiosos, talvez, e mais concisos. Mas nunca piores, por causa disso.
Mas há uma coisa em que lhe dou razão: as mulheres expõem-se mais, sobretudo no campo emocional. Resultado da educação que tivemos e do papel que nos destinaram desde sempre: a emotividade é "natural" em nós e não nos "fica mal", ao contrário dos homens, que tiveram sempre que se mostrar mais duros. Talvez essa liberdade de demonstrar emoções e sentimentos seja a única (ou das poucas) vantagens que tocou às mulheres nesta educação diferenciada, que aliás está cada vez mais em desuso. E ainda bem, porque não há mulher nenhuma que não goste de um homem que se emocione e o exprima sem medos.

Anónimo disse...

Ora, Ana, os rapazes não choram... (risos). Como podem eles escrever tão bem como elas?
Opinião registada e respeitada. Mas eu continuo com a minha. :).

CPrice disse...

..não lhe concedo a "falsa modéstia" caro Mike portanto, e por tudo o que leio por aqui há quase um ano, escrevo-lhe que até pode manter a sua opinião (é um direito que o assiste) mas.. e há sempre um mas não é? .. vai ter de a rever em breve se continuar a escrever como até aqui.
Nada clara eu como sempre.
Mas sei que me entende.

José, o Alfredo disse...

Mais um bocado e ainda te pões a dizer que as gajas guiam melhor que a malta... Traidor!

Anónimo disse...

Once, obrigado por não me conceder "falsa modéstia". E com ou sem mas, que há sempre, foi clara como quase sempre (risos), mas (lá está) não creio que possa vir a rever a minha opinião. :)

Anónimo disse...

josé, guiar não! não! e não! jamais verás aqui escrito que as gajas guiam melhor que a malta. Irra, que isso não. Até porque acho que isso é uma coisa impossível de, mesmo algum dia, vir a acontecer.

PSB disse...

Mike
Só para lhe dizer que você é o próprio exemplo que desacredita o seu texto. No entanto, percebo que fala na generalidade, havendo bons e maus exemplos em cada género. É provável que a Mulher seja mais desinibida e, por isso, consiga transmitir melhor a sua sensibilidade, quer escrevendo quer falando. E são tão doces... algumas...
Um abraço

Anónimo disse...

Pedro, numa coisa estamos de acordo: com o seu último parágrafo. :)
Abraço.

fugidia disse...

Caro Mike,
peço-lhe meças quanto ao guiar.
Onde, quando e como quiser.
E depois, se eu guiar melhor, fará o favor de escrever um post com letras bem gordas que há, pelo menos, uma "gaja" que guia melhor do que a "malta", está bem?

(inserir, s. f. f. cara de irritada e olhar verde fulminante....)

Unknown disse...

Politicamente incorrecto: Mike, isso so aconteceria se escrevesse:

“...no meio do dia de panelas e fraldas sobra-lhes mais tempo para conversa fiada que nos...practice makes perfect...”

Moving on....

Yesterday…dinner, best friend, an Arab from Somalia (un-pc bit: who is not very thin), amazing lil underground typically ethnic London restaurant…where else but near Hammersmith…out of Edgware…oh, the smell of that place, it’s a bit of Africa in London…on the food side….

Chat Chat Chat.

Usually (over 90%) our talks involve women…not how they write (point taken I should read more women stuff) but rather how they cook…how they put so much love into proving a final result which is being appreciated by us….MEN…and the rest goes to the dog of the house which sometimes can be the same only after getting home late and finding it wrapped in the fridge with an I LOVE YOU note…ever so sweet and what a conscious smack!

Mais avante….He tells me where all those Ali Baba, Sinbad, Aladdin etc stories comes from…I get a bit surprised at first…I go: Ibrahim..Our chat was going so well, I was telling you about the latest love of my life…a WOMAN….you are telling me about Sinbad the Saylor…I’m starting to worry…”

Apparently…the story is called something like 100 nights….

…Well…there was this king…he would marry a woman every day….fuck her and leave her the next morning…over and over and over again…. suddenly he finds this woman of great aura and magnetism…he tells her father…

“Tomorrow I’m going to marry your daughter…”

The poor man, marry his daughter…fuck her and leave her…?

He tells his daughter…she’s not happy…but as every good daughter and WOMAN she looks in to his dad eyes and whispers,

“Worry not, let me marry him – he might find love…”

Her father was not amused…how can the biggest bastard on earth find true love? But, like every father he had no control over his daughter and let’s her go…

So they marry…big wedding…amazing party, she was beautiful and he was drunk.

First night…the king basically wanted to like every other MAN that finds a fresh virgin, spotless skin and smell of Jasmin…well, he wanted to fuck her…

She goes,

“NO– first a story”

….and every night for 100 nights she would tell a story, the MAN loved every single inch of her breath that exhaled a word full of passion and excitement and new adventures and far away kingdoms and all the magic in the world….when all his family turned to him and asked him why he would not leave this woman and move to his next one he simply said… WOMEN should write more…

No, he actually said something like

"I found LOVE"

…but then again where is the comic value in that

Anónimo disse...

fugidia, considero-me ferido no meu orgulho por esse esbofetear de luva branca. Que a providência divina tenha dó do seu atrevimento... Letras bem gordas serão escritas para que a posteridade as leia, confirmando que "gaja" nenhuma conduz melhor que a "malta".

X X
~~~ = olhar (antes fulminante), no futuro derrotado.

Se de um duelo se tratasse, a arma seria um kart, o local o kartódromo de Palmela e separar-nos-ia meia volta de um total de cinco. Ou preferiria como arma a mota?

Anónimo disse...

Oh, I see my friend... have you moved into an harem? :)
But at least you agree with me about women writing better than men...
It's a pleasure to see you around, mate.

fugidia disse...

Caríssimo Mike,
Peço-lhe que leia pacientemente os seguintes pontos, que entendo essenciais para compreendermos as regras do duelo para o qual o desafiei:
1. de oito filhos, sendo a sexta, fui a única a quem o meu pai pagou a carta de condução, depois de um debater de ideias que durou uma tarde;
2. o pagamento do montante em causa teve como contrapartida um teste a que fui sujeita e que consistiu em mudar os pneus do carro, explicar o funcionamento do motor, mudar as velas, óleo e conferir o nível do mesmo e da água;
3. tenho carta de condução há vinte anos sem qualquer acidente registado (ou multas de qualquer espécie…), alcançada à primeira tentativa e sei estacionar o carro de toda a maneira e feitio, sem ser pelo ouvido…
4. já conduzi os mais diversos automóveis, com os mais diversos atrelados e conheci a Europa de automóvel (estive a 200 Km da actual União Soviética);
5. já fiz testes de condução com travagem em lençóis de água, manchas de óleo e obstáculos inesperados;
6. quando o caríssimo Mike se referiu à condução das mulheres estava, segundo a interpretação razoável de qualquer homem/mulher médio, a referir-se, obviamente, à condução de automóveis e não à condução de motas ou ao karting…
7. não obstante, aceito o seu desafio se aceitar o meu de, a seguir, conduzir um automóvel…
8. o meu olhar continua suficientemente fulminante mas, ainda assim, na minha infinita generosidade, peço que a providência divina tenha dó de si!
Com os melhores cumprimentos,
Fugidia, a às do volante!
:-)))

Anónimo disse...

Caríssima fugidia, li pacientemente e atentamente todos os pontos e devo dizer-lhe que o 3º a trai como uma caderneta militar irrepreensível trai o suposto melhor oficial. Sem um acidente ou multa de qualquer espécie? Jamais se poderá auto-intitular uma às do volante. Resta-me apenas aceitar o repto. E ficará provado que senhora nenhuma conduz melhor que a "malta".

fugidia disse...

Caríssimo Mike,
esclareça-me melhor essa sua opinião «Sem um acidente ou multa de qualquer espécie? Jamais se poderá auto-intitular uma às do volante».
Como dizia um professor que tive: fundamentaçãozinha, s. f. f....

:-)

Anónimo disse...

Ora, fugidia, só quem erra ou prevarica se torna melhor ou aperfeiçoa os seus dotes. E ao volante as coisas não mudam de figura... :)
No seu caso, por exemplo, adivinho que nem uma declaração amigável de seguro saiba preencher... (risos)

fugidia disse...

Ora, ora, caríssimo Mike,
eu não disse que não errei/prevariquei: só disse que não tive nenhum acidente (mas tenho testes de treino - vide ponto 5...) e não tenho multas registadas...
:-)))

E sei sim, como se preenchem as declarações amigáveis: já tive de analisar muitas... :-p

P. S. Nunca, mas nunca, subestime uma fugidia :-D

Anónimo disse...

fugidia, creio que nunca subestimei alguém... e longe de mim fazê-lo em relação a uma fugidia :)

fugidia disse...

Humpf...

Marque dia, hora, local e escolha a "arma" :-p

(e vá redigindo o rascunho do post...)
:-)))

Anónimo disse...

(sorriso confiante) :)

ana v. disse...

Olha, o que para aqui vai! Tanto para comentar...

Primeiro, o caríssimo "José, o Alfredo" parte do princípio de que as gajas, além de não saberem guiar tão bem como "a malta" (que ternura de solidariedade!), também não sabem inglês... vai daí, põe-se a debitar a história de Sherazade, a contadora de histórias, for men's eyes only. Mas falhou um "pequeno" pormenor: a dita Sherazade (que era princesa, note-se) inventava histórias para salvar a vida, porque o tal rei não "would marry a woman every day… fuck her and leave her the next morning". Não era bem isso, era mais "he would marry a woman every day… fuck her and kill her the next morning".
Ora eu pergunto aos cavalheiros (à malta, mais propriamente) quantos de vós teriam imaginação e arte para tanto?

E quanto ao duelo da condução (se não for em kart nem em mota), inscrevo-me desde já também, sugerindo que passe a "trielo". Pode ser? É que "a malta" sempre me disse que eu, a guiar, era um deles... e eu acredito que "a malta" nunca mente...

Que tal?

ana v. disse...

Ah, e se o cadastro é curriculum, o meu é considerável em multas e aceitável em acidentes!

Anónimo disse...

Oh caramba, o que eu fui arranjar... Ana, o josé não é o josé, o alfredo. Ou seja, o tal das "gajas" que não conduzem tão bem como a "malta", não é o mesmo que a levou a deduzir que as ditas "gajas" também não sabem inglês. (O que eu já me ri).
Usando um palavreado de que não gosto nem faço uso (onde gajas se incluem, que aliás é uma palavra de que não gosto), direi: que se lixe, isto aqui não se chama desconversa? Resta saber se a gente se entende... (mais risos).

Anónimo disse...

Ah, e se a fugidia não se opuser, o duelo pode passar a "trielo". 2-0 sabe sempre melhor que 1-0. ;)

ana v. disse...

LOL! Pelos vistos, nunca este blog justificou tanto o nome!

Vamos ao trielo, malta! Fugidia, calce as luvas de pele sem dedos, que eles costumam impressionar-se com essas mariquices...
;)

fugidia disse...

lol lol lol
aliás, para o "inglês": rotfl...

Querida Ana, mas nós somos quase almas gémeas, e muito mais do que em ideias, em actos também!!!
Já lhe disse que gosto de si? :-)


Minha querida, eu levo as mariquices todas que forem precisas e não me importo nada que mais "malta" ajude o nosso estimado Mike neste duelo, que eu já tenho dó dele e suspeito que só com uma mal se aguentava, quanto mais com duas...

:-)))

(já reparou que a "malta" é só garganta?! o diazinho, horazinha, localzinho, "armazita", onde estão?!)
:-p

Cumprimentos respeitosos da Fugidia, a provocadora...
:-)

Anónimo disse...

bolas!...lol...e este povo trabalha?!?...ha!...lol...

O JOSE...que nao se chama Alfredo soh (h vale por assento ok?) comentou em Ingles porque na England nao ha teclados com pontuacao e o Portugues, essa lingua linda de se escrever fica assim, ridicula!...

mas va, o que conta e a intencao...

AV...para que trazer o tema MORTE para um blog tao solarengo?...ha! let's stick to fuck and leave shall we? Unless the facts of history are a must for the understanding of the concept...well...whatever really...

ps: i love u...

Anónimo disse...

Alto e pára o baile que estas são o tipo de vitórias que se adivinham que faço questão em não dividir com ninguém. Ajudas só se for para as senhoras, o que fará com que os números da vitória aumentem. Para já prevê-se um 2-0... ;)

fugidia disse...

Que generosidade a sua, caro Mike, em não querer dividir... a derrota, claro :-)))

Eu também sou muito generosa e resolvi oferecer-lhe um "brinde" no meu esconderijo...
Enjoy yourself!
;-)

José, o Alfredo disse...

Eu sou José, o Alfredo, com acento. Uso um teclado qwerty (sucedâneo do azerty, inventado para retardar a escrita...) mas foi num hcésar que me iniciei nas lides da desconversa.

Espero que o esclarecimento de mike, o nosso anfitrião, tenha sido o suficiente para desfazer os equívocos da av. Não gosto nada da ideia de haver gajas a pensar que a malta não sabe escrever, seja em inglês ou não.

Quanto ao duelo, trielo ou o que for, aposto um jantar no Pap'Açorda no mike. Sugiro que, para equilibrar um pouco a contenda, o mike seja vendado, que lhe seja atada a mão esquerda atrás das costas e que seja obrigado a ingerir uma garrafa de rum. Se quiserem apostar nas gajas e o deixarem entrar em prova sem mais nem menos, mais vale mandarem-me já os cheques-Pap'Açorda. À ordem de José, o Alfredo, mind you, não a outro jose qualquer.

Arquivo do blog