16.5.08

Vou emigrar.

Pensei nisso esta manhã enquanto me dirigia para o trabalho. Eu ao volante, mas nem sempre em adamento, o anjinho num ombro e o diabinho no outro, os dois sentados com as mãos pousadas sobre os joelhos. O anjinho tolerante e afastando pacientemente as baforadas de fumo que o diabinho soprava em sua direcção, com a mestria de um fumador experiente. Eu em silêncio enquanto os ouvia num diálogo animado, tentando decidir qual seria a voz da consciência. E vais-te embora assim, sem mais nem menos? Claro, porque não? já fui emigrante uma vez. E deixavas uma cidade tão fantástica como Lisboa? Desculpa? podes repetir? Largavas um país como o nosso com um clima maravilhoso, sempre com um sol radiante? Deves estar a brincar! tens palas nos olhos, é? Um país com gente simpática. Como? Gente civilizada, sorridente e acolhedora. Desculpa? de que país estás a falar? O anjinho suava, sem que o tempo frio e desagradável contribuisse para isso. O diabinho rebolava-se de tanto rir, a ponto de se ter desequilibrado e quase cair para o chão. E o emprego? O que é que tem? Como fazias? Arranjava um a fazer o que sei fazer, ora. E os teus amigos? Os meus amigos continuariam a ser meus amigos, não vivo rodeado de amigos, tenho poucos mas muito bons. Mas gostas de te rir, tens a certeza que te ias rir lá para onde fosses? Porque não? o que é isso tem a ver com o sítio onde estamos? E adaptavas-te? Não vás por aí, sabes bem que sim. E aquelas pessoas que são mesmo especiais para ti? Iam comigo, são tão poucas. Os teus filhos? Claro! Tens a certeza? Faz-se silêncio, as feições do diabinho alteram-se que a conversa já não lhe estava a agradar. O anjinho sorri triunfal e o diabinho amua. Não vou emigrar... por enquanto!

15 comentários:

ana v. disse...

Que bem que eu o entendo, Mike...
(sorriso rasgado)

Mike disse...

Haja quem me entenda, Ana. :)

CPrice disse...

"tens a certeza?" .. certezas .. essas coisinhas chatas que procuramos na vida e às vezes não nos deixam dar o passo seguinte.
Mas entendo-lhe o Anjo .. em boa consciência e como dizia a minha Saudosa Avó "conscience is all you have that makes you love yourself"..

:)

Anónimo disse...

Once, :)
São chatinhas essas coisas coisas chamadas certezas, não é? :) Eu também entendi o Anjo apesar de estar a concordar mais com o que o Diabo dizia. Sabe uma coisa, Once? por momentos até me baralhei sobre quem era o anjinho ou o diabo. :)
Humm... ainda bem que me entende. :)
Mas olhe que desta vez não concordo com a sua Saudosa Avó. Mas isso fica para outro dia...
Um dia muito bom para si.

nocas verde disse...

Sem querer parecer o Diabinho E o Anjinho... entendo ambos... entendo até a Miss Once. Estas dicotomias diárias...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!
(perdoe-me, Mike, mas alguma coisa no seu post recordou-me este poema... não leve a mal...) um bom dia para si, Sir Mike

Anónimo disse...

E porque haveria levar a mal, Nocas Verde? :)
Mas acrescento, e espero que desta vez seja a senhora a não levar a mal, "sei que não vou por aí... por enquanto!" (risos).
Bom dia, Mrs Nocas Verde.

fugidia disse...

Pois é, Mike, como o compreendo.
Não quero sair do país!, mas apetecia-me sair de Lisboa (que acho uma das cidades mais bonita que conheço)contudo... as filhotas...
Hum... acho que tenho de ir ver o mar, hoje, para ver se acalmo a diabinha :-)))

O Réprobo disse...

Até porque, Caro Mike, uma vez Emigrado, os dois puxa-saco trocariam de causas: os diabretes querem sempre que não nos sintamos bem onde estamos.
É desligar, isso basta.
Abraço

Anónimo disse...

Uff... pelos vistos, ele há dias em que não sou só eu a sentir o que senti no outro dia.

Fugidia, faça isso, vá ver o mar. :)

Réprobo, obrigado pelo conselho. Quandos e trata de desligar, desligo rápido também. ;)
Abraço.

José, o Alfredo disse...

Eu, por uma vez na vida, estou completamente do lado do anjinho. Pelo menos enquanto não se realizar o duelo sobre rodas, a malta proíbe-te de emigrar.

Anónimo disse...

Obrigado, obrigado José, pela solidariedade e apoio. Jamais emigraria, deixando os créditos da malta por (más) mãos alheias.
E o anjinho só me convenceu... por enquanto. Ele que não grite vitória que dou ouvidos ao outro e o das asinhas trama-se.

Unknown disse...

ah!...as anjinhas, sim, porque essa historia de anjos sem sexo eh no minimo ridicula...tambem nao acredito que tenhas dois homenzinhos mascarados no ombro, troca mas eh la isso por duas anjinhas...ja esta?...melhor!...

Eh sempre bom ver esta luta descrita por outros, porque na maior parte dos dias a emigracao nao faz sentido, nao hoje...nao pelo facto de mudar de lugar mas sim pelo lado da aventura, o que se torna complicado eh quando a aventura se comeca a tornar rotina, e o lugar de emigracao parace mais uma..."casa"...

dai te entendo, adoro a casa Portugal...nao confudir com a Portugalia que tambem adorava...mas vivi la 20 anos.....basta....

sempre que vou a Lisboa, o que acontece cada vez menos e dai talvez a razao, penso: hmmm...eh bonita esta senhora sim senhor, amo-a mas conseguiria viver com ela?...pois, essa tal retorica...hmm...

ja sei...manda-me las as anjinhas que eu preciso de ter uma conversa seria com elas...e tu pareces que podias viver uns tempos sem elas a azucrinar...lol

abraco
J

Unknown disse...

ah...e desculpa o frances mas que se lixem as certezas...tens uma na vida...e sabes qual eh...lol

Anónimo disse...

Anjinhas, fora daqui... metam-se num vôo da Portugália para Londres que têm lá dois ombros do meu amigo José à vossa espera. Ele quer ter uma conversa séria com vocês duas. Conversa... está bem está, ele nem acredita que os anjos não têm sexo... lol

Unknown disse...

hahaha.....claro que tem..os anjos sao mulheres...os diabos sao homens...manda so a anja por favor...lol...

"you're a devil in desguise, oh yes you are...devil in desguise...han han han han..."...

Arquivo do blog