3.4.08

Dia da Verdade?

Dia 1 de Abril é o Dia da Mentira e hoje, dia 3, é o Dia da Verdade. Nunca percebi porque é que tem que haver um Dia da Mentira, e confesso que não me dei ao trabalho de procurar sequer uma explicação. Nunca percebi lá muito bem pela simples razão que todos os dias, sem excepção, são dias de mentiras. Ora se todos os dias são dias de mentiras e não há um só dia que seja dia de verdades, porque raio é que haverá de haver um Dia da Verdade? E é curioso o facto de se comemorar, ou pelo menos é lembrado, o Dia da Mentira e se ter votado ao esquecimento o Dia da Verdade... lá estou eu a desconversar...

6 comentários:

CPrice disse...

Lá venho eu prestar um serviço de utilidade (duvidosa) pública (risos) ;)
Depois da adopção, por Carlos IX da França, do dia 1 de Janeiro como início do ano novo, alguns franceses resistentes à mudança que lhes tirava o dia 1 de Abril como sempre se celebrara, continuaram a seguir o antigo calendário sendo ridicularizados pelos demais.
Ao abrigo da paródia recebiam estranhos presentes neste dia que incluíam convites para festas inexistentes (plaisanteries).
Em Países de língua inglesa o dia é conhecido não como o da mentira mas como o dos Tolos (April Fool’s Day).
Contudo, parece que foram os nossos irmãos brasileiros quem iniciaram o verdadeiro DIA DA MENTIRA: no primeiro dia de Abril de 1848 começou a ser difundido um “jornal” com a notícia bombástica da morte de Dom Pedro – notícia esta desmentida no dia seguinte. Jornal de vida efémera, fechou “portas” em Setembro do ano seguinte convocando todos os seus credores (diz-se que eram bastantes) para um acerto de contas a 1 de Abril de 1850 num local inexistente ;) .. espertinhos.
(fonte: wikipedia)

Quanto ao post Caro Mike, não sabia eu sequer que havia um Dia da Verdade. Pauto-me por ela todos os 365/366 dias do ano e não concebo a minha vida de outra forma. :)

Anónimo disse...

Sempre a aprender... e cumpre-me agradecer o serviço de utilidade (não duvidosa) pública (risos), até porque foi gratuita (mais risos)...

Quanto ao último parágrafo, devo lembrá-la que hoje não é dia 1 de Abril (gargalhada)... Eh pá, isto de jogar em casa torna-nos mais confiantes (risota total)...

Um bom dia para si Miss Once.

CPrice disse...

dou-lhe o benefício de lhe ter inavadido os aposentos Mr. Mike sem pedras na mão .. não é que as não merecesse mas .. ;)

cristina ribeiro disse...

Verdade, verdadinha que não nos está a mentir com essa do Dia da Verdade ?(risos verdadeiros)
Olhe, sabe o que acho, Mike? Ainda bem que ele não é lembrado, porque seria uma grande mentira...

Anónimo disse...

Once, preparar-me-ei para levar com essas pedras na primeira oportunidade, que sei que as guardará (risos), quando a sua casa visitar ;).

Anónimo disse...

Cristina, esse dia existe mesmo :)... e concordo consigo sobre a eventual razão pela qual não é comemorado (risos).

Arquivo do blog