2.3.08

Objectos de culto (XV). O carro mais vendido no mundo.


A história pode-se contar de uma penada. Jacob Werlin, assessor de Hitler para assuntos automóveis, foi mandatado por este para se encontrar com Ferdinand Porsche, que Werlin conhecia dos tempos da Daimler-Benz. Hitler sabia das intenções de Porsche sobre o “carro do povo”, ele que já tinha contruído protótipos com essa orientação. O briefing, à boa maneira alemã, era claro e sucinto, mas longe de ser simples de concretizar. O carro devia ser capaz de transportar 2 adultos e 3 crianças; alcançar os 100 km/h (e mantê-los em velocidade cruzeiro); o consumo não devia ultrapassar os 13 km/l; o motor deveria ser refrigerado a ar; devia poder transportar 3 soldados e uma metralhadora e o preço deveria ser menor que 1.000 marcos (o que custava uma boa mota na época). Depois disso, o resto são detalhes, entre datas de início de fabrico, protótipos e modelos lançados. O VW Carocha transforma-se num automóvel mítico em 1972, ao tornar-se o carro mais vendido no mundo, ultrapassando o record detido pelo Ford Modelo T. O último modelo saiu da linha de montagem do México em 2003.

3 comentários:

José, o Alfredo disse...

A grande história do carochinha! Um belo exemplo de que pensar pequeno também pode compensar.

Anónimo disse...

"Pensar pequeno" mas com vistas largas compensa sempre mais que pensar grande com vistas pequenas ;)

Anónimo disse...

correcção!
O carro mais vendido da VW já não é o Fusca mas sim o Golf.
Entretanto o Toyota Corolla já ultrapassou os 30 milhões.

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