11.3.08

Como faço para não ter medo?

Ela, pequenita (será bom, para meu bem, que jamais leia ou tenha conhecimento desta palavra que carinhosamente lhe dedico)... dizia eu, ela voluntariosa (assim está melhor) teimou em aprender a andar de bicicleta sem rodinhas achando, e porque não? que a função de auxiliar era um trabalho masculino. Meu, portanto. Voluntariosa mas cuidadosa e nada temerária, rogou-me que não a largasse nem por um segundo, comigo mentindo com todos os dentes ao prometer-lhe que assim faria. Cuidadosa mas distraída... olha, olha um bicho ali no chão... oh não, meninas... olha mas é em frente miúda, não é para o chão... O cansaço sentido nas pernas e as dores nas costas guardei-as para mim em silêncio, enquanto os minutos iam passando. Vês? larguei-te lá atrás e vieste sozinha até aqui... A sério? pergunta-me feliz com o sorriso a iluminar-lhe o rosto coberto pelos cabelos que teimavam, num acto de rebeldia, em não permanecer presos no capuz do casaco. Parou, respirou fundo e com uma convicção surpreendente decidiu que queria andar sozinha. Por quem sois senhorita... alguns conselhos providenciais e uns truques à mistura e lá vai ela pedalando orgulhosa pelo campo. Olha em frente, não te esqueças... mas como faço para não ter medo? nada, ou melhor, não penses nisso, não penses no medo, desfruta, desfruta a liberdade com alegria, respira fundo, sorri e sente, sente apenas essa coisa boa que é o vento a bater-te na cara... e pedala, pedala sem parar... Como devia ser tudo na vida, até o tombo que deu quando o excesso de confiança a traiu. Pumba! mãos esfoladas, uma nódoa negra na bundinha e algumas lágrimas não contidas no rosto de menina. Ups, ainda bem... amuou por momentos e depois voltou a sorrir... já sabia andar sozinha e aprendeu que cair faz parte da aprendizagem e do sentimento de liberdade quando se anda de bicicleta. Como em tudo na vida. Parabéns peque... parabéns garota.

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns também ao Mike! Texto ternurento.

CPrice disse...

Caro Mike .. que a pequenita (ops .. garota crescida) o leia sim .. que lhe leia esta ternura que inspira o seu texto mesmo de mãos esfoladas e nódoas negras na perna! ;)A conquista do "eu já sei.." tudo supera não é?

Parabéns *

Anónimo disse...

... eu, num obrigado senhoras, sumido e meio sem jeito... :)
Eu, grato.

Anónimo disse...

obrigado

pela dica

a luísa

agradecerá ,=)

Anónimo disse...

A Luísa não tem de quê. Sempre bem vindo, caro anónimo :)

Arquivo do blog