23.6.08
Águia recebe o primeiro leão?
É caso para qualquer adepto do Sporting tremer, antes de se irritar e depois vociferar e bradar aos céus da Alvaláxia. A notícia não é só má per si, como faz adivinhar o pior. O primeiro leão? Quer dizer que se seguem mais? E atendendo a que a Águia tem um poder financeiro superior (não confundir com outros poderes, como por exemplo o concretizador ou o defensivo), os leões que se seguem deverão ser os melhores. Não! Isto não pode estar a acontecer! Acresce o facto de ter lido outra notícia que nos dá conta do Sporting ter ficado perto do leão. Há que ler melhor a notícia. Leio com mais atenção e, para meu alívio, a notícia retracta um facto. A Águia, ou melhor, o Benfica recebeu o primeiro leão, mas correspondente ao prémio que é atribuído no Festival de Publicidade de Cannes. Descansei e, acreditem, até fiquei feliz. Não por ter sido a Águia a ganhar, mas porque foram criativos portugueses a vencê-lo. E, feitas as contas, não foi apenas um, mas três leões, um pecúlio não desprezível para a publicidade portuguesa. Neste caso não interessa se foram agências concorrentes as premiadas, que estes momentos não aconselham bairrismo e provincianismo. Basta olharmos para o exemplo do Brasil que, independentemente do mérito pessoal de quem era premiado, a publicidade brasileira sempre soube capitalizar o sucesso individual em prol de uma indústria e de uma classe de criativos. Leões destes, venham de onde vierem, ou ganhem-nos sem dó nem piedade, que é como quem diz, com a criatividade nacional. Mas os nossos leões, os do Sporting, deixem-nos sossegados, ou se for para desassossegá-los, que sejam os de fora a fazê-lo e enchendo os cofres de Alvaláxia.
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19 comentários:
Bah!
Benfica, Benfica, BENFICA!!!
:-P
Lembro-me muito bem da excitação que era o Festival de Publicidade de Cannes, transmitido na íntegra no Cinema Roma. Era sempre uma festa para os Publicitários. Issa faz-se ainda, Mike, noutro sítio qualquer?
É sempre gratificante quando um criativo português ganha um desses prémios, que são disputadíssimos. E três Leões de Ouro é motivo de orgulho, realmente.
Os leões não foram de ouro (o que não deixa de ser motivo de orgulho para quem os caçou e para a indústria nacional, naturalmente). Sabe como é, o pessoal é mais de trabalhar para o bronze.
LOL. Excelente essa resposta, José! Mas não retiro o que disse, são motivo de orgulho de qualquer maneira.
Fugidia, leão é leão, seja de ouro, prata ou bronze. O resto é conversa de pássaro. (risos)
Ana, que eu saiba (e devia saber, certo?) já não se faz nada disso.
José, mesmo colocando de lado tudo o que representam os meandros de festivais como o de Cannes, é como dizes... é sempre um motivo de orgulho... apesar do pessoal trabalhar mais para o último lugar do pódium. Mas isto são as olimpíadas da publicidade, que diabo. ;)
Ó Mike, olhe que esse seu título assusta mesmo uma leoa- de- trazer-por-casa :)
Ah leoa! (risos)
"DE QUE LEÃO FALAIS, IRMÃOS?"
eu sou Leão e ascendente Virgem. brrrrrrrrrr
Pois eu que pensava que era o Carlos Martins...
E sim, vai sobejar uma maquiazita.
Parabéns aos meus Amigos ligados ao Ramo. É sempre bom saber da boa figura que os rapazes da terra fazem lá fora, embora, a bem dizer, o produto publicitado facilitasse grandemente a vida...
Abraço, Meu Caro Mike
"DO LEÃO DE CANNES, IRMÃ". :)
Caro Réprobo, respondendo pelos amigos ligados ao ramo, os meus agradecimentos.
Abraço.
Posso presumir, caro Mike, que um dos mérito do publicitário está em conseguir tornar atraente - para alguns mortais... - o que não tem atractivo nenhum? E que esse mérito será tanto maior quanto menos interessante for o produto? É que assim compreendo perfeitamente o primeiro leão de que fala… ;-)
E para a Luisinha compreender melhor a ligação entre águia e leão, depois do subtil comentário que fez:
Gaaaaaaaaaaauuuuuuuuuuuuurrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!
só agora percebi :-P
Luísa, fazendo uso de dois dizeres de Bill Bernbach, um dos mentores da publicidade contemporânea e criador da Agência de Publicidade onde trabalho, entenderá que não é bem assim. "A magia está no produto" e "a maneira mais rápida de arruinar um mau produto é fazer uma boa campanha publicitária". :)
Quantos ao primeiro leão, é inquestionável que se trata de um belíssimo produto se bem que com tendência para uns altos e baixos. ;)
Caro Réprobo, :)
Mike, mas de que lado está, afinal?! :-(
P.S.1: Será mesmo como diz o Bill? Tenho visto alguns produtos bons muito desprestigiados pela publicidade (os detergentes) e alguns produtos fracos EXTREMAMENTE valorizados (Nespresso)... ;-D
P.S.2: Meus caros Júlia e Réprobo, :-D
Se é assim, Mike, proponho aos publicitários portugueses que criem uma campanha fantástica, para ver se ela arruina de vez este mau produto que temos como governo...
Bem dizia a Ana que é optimista...
Luísa, estou do lado da boa publicidade (também a há, como em tudo na vida, má), do lado do MEU SPORTING e do lado das vitórias e dos troféus portugueses... :)
Ana, esse produto não precisa de boa publicidade. Vai a votos de 4 em 4 anos e o consumidor, soberano nas suas escolhas e decisões, encarregar-se-à de o manter nas prateleiras dos supermercados ou não. Às vezes, quando não há concorrência, temos que nos contentar com o produto que existe. Outras vezes o consumidor equivoca-se... ;)
Cristina, :)
Eu sou optimista, crente, não sou céptico... :)
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