23.6.08

Águia recebe o primeiro leão?

É caso para qualquer adepto do Sporting tremer, antes de se irritar e depois vociferar e bradar aos céus da Alvaláxia. A notícia não é só má per si, como faz adivinhar o pior. O primeiro leão? Quer dizer que se seguem mais? E atendendo a que a Águia tem um poder financeiro superior (não confundir com outros poderes, como por exemplo o concretizador ou o defensivo), os leões que se seguem deverão ser os melhores. Não! Isto não pode estar a acontecer! Acresce o facto de ter lido outra notícia que nos dá conta do Sporting ter ficado perto do leão. Há que ler melhor a notícia. Leio com mais atenção e, para meu alívio, a notícia retracta um facto. A Águia, ou melhor, o Benfica recebeu o primeiro leão, mas correspondente ao prémio que é atribuído no Festival de Publicidade de Cannes. Descansei e, acreditem, até fiquei feliz. Não por ter sido a Águia a ganhar, mas porque foram criativos portugueses a vencê-lo. E, feitas as contas, não foi apenas um, mas três leões, um pecúlio não desprezível para a publicidade portuguesa. Neste caso não interessa se foram agências concorrentes as premiadas, que estes momentos não aconselham bairrismo e provincianismo. Basta olharmos para o exemplo do Brasil que, independentemente do mérito pessoal de quem era premiado, a publicidade brasileira sempre soube capitalizar o sucesso individual em prol de uma indústria e de uma classe de criativos. Leões destes, venham de onde vierem, ou ganhem-nos sem dó nem piedade, que é como quem diz, com a criatividade nacional. Mas os nossos leões, os do Sporting, deixem-nos sossegados, ou se for para desassossegá-los, que sejam os de fora a fazê-lo e enchendo os cofres de Alvaláxia.

19 comentários:

fugidia disse...

Bah!


Benfica, Benfica, BENFICA!!!
:-P

ana v. disse...

Lembro-me muito bem da excitação que era o Festival de Publicidade de Cannes, transmitido na íntegra no Cinema Roma. Era sempre uma festa para os Publicitários. Issa faz-se ainda, Mike, noutro sítio qualquer?

É sempre gratificante quando um criativo português ganha um desses prémios, que são disputadíssimos. E três Leões de Ouro é motivo de orgulho, realmente.

José, o Alfredo disse...

Os leões não foram de ouro (o que não deixa de ser motivo de orgulho para quem os caçou e para a indústria nacional, naturalmente). Sabe como é, o pessoal é mais de trabalhar para o bronze.

ana v. disse...

LOL. Excelente essa resposta, José! Mas não retiro o que disse, são motivo de orgulho de qualquer maneira.

Anónimo disse...

Fugidia, leão é leão, seja de ouro, prata ou bronze. O resto é conversa de pássaro. (risos)

Ana, que eu saiba (e devia saber, certo?) já não se faz nada disso.

José, mesmo colocando de lado tudo o que representam os meandros de festivais como o de Cannes, é como dizes... é sempre um motivo de orgulho... apesar do pessoal trabalhar mais para o último lugar do pódium. Mas isto são as olimpíadas da publicidade, que diabo. ;)

Cristina Ribeiro disse...

Ó Mike, olhe que esse seu título assusta mesmo uma leoa- de- trazer-por-casa :)

Anónimo disse...

Ah leoa! (risos)

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

"DE QUE LEÃO FALAIS, IRMÃOS?"

eu sou Leão e ascendente Virgem. brrrrrrrrrr

O Réprobo disse...

Pois eu que pensava que era o Carlos Martins...
E sim, vai sobejar uma maquiazita.
Parabéns aos meus Amigos ligados ao Ramo. É sempre bom saber da boa figura que os rapazes da terra fazem lá fora, embora, a bem dizer, o produto publicitado facilitasse grandemente a vida...
Abraço, Meu Caro Mike

Anónimo disse...

"DO LEÃO DE CANNES, IRMÃ". :)

Anónimo disse...

Caro Réprobo, respondendo pelos amigos ligados ao ramo, os meus agradecimentos.
Abraço.

Luísa A. disse...

Posso presumir, caro Mike, que um dos mérito do publicitário está em conseguir tornar atraente - para alguns mortais... - o que não tem atractivo nenhum? E que esse mérito será tanto maior quanto menos interessante for o produto? É que assim compreendo perfeitamente o primeiro leão de que fala… ;-)

O Réprobo disse...

E para a Luisinha compreender melhor a ligação entre águia e leão, depois do subtil comentário que fez:
Gaaaaaaaaaaauuuuuuuuuuuuurrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

só agora percebi :-P

Anónimo disse...

Luísa, fazendo uso de dois dizeres de Bill Bernbach, um dos mentores da publicidade contemporânea e criador da Agência de Publicidade onde trabalho, entenderá que não é bem assim. "A magia está no produto" e "a maneira mais rápida de arruinar um mau produto é fazer uma boa campanha publicitária". :)
Quantos ao primeiro leão, é inquestionável que se trata de um belíssimo produto se bem que com tendência para uns altos e baixos. ;)

Caro Réprobo, :)

Luísa A. disse...

Mike, mas de que lado está, afinal?! :-(
P.S.1: Será mesmo como diz o Bill? Tenho visto alguns produtos bons muito desprestigiados pela publicidade (os detergentes) e alguns produtos fracos EXTREMAMENTE valorizados (Nespresso)... ;-D
P.S.2: Meus caros Júlia e Réprobo, :-D

ana v. disse...

Se é assim, Mike, proponho aos publicitários portugueses que criem uma campanha fantástica, para ver se ela arruina de vez este mau produto que temos como governo...

Cristina Ribeiro disse...

Bem dizia a Ana que é optimista...

Anónimo disse...

Luísa, estou do lado da boa publicidade (também a há, como em tudo na vida, má), do lado do MEU SPORTING e do lado das vitórias e dos troféus portugueses... :)

Ana, esse produto não precisa de boa publicidade. Vai a votos de 4 em 4 anos e o consumidor, soberano nas suas escolhas e decisões, encarregar-se-à de o manter nas prateleiras dos supermercados ou não. Às vezes, quando não há concorrência, temos que nos contentar com o produto que existe. Outras vezes o consumidor equivoca-se... ;)

Cristina, :)
Eu sou optimista, crente, não sou céptico... :)

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