


As cerca de quatro horas de viagem entre Fortaleza e Jeriquaquara não merecem uma linha sequer, até estarmos perto da praia que teve o destaque da Newsweek, creio que no ano 2000, como sendo uma das dez mais belas praias do mundo. Critérios e subjectividades aparte, Jeriquaquara, chamada carinhosamente pelos seus habitantes como Jeri, é um local inesquecível. Se a maré estiver baixa, como foi o caso quando cheguei, a aproximação a Jeri é feita pela praia, remetendo o nosso imaginário para as célebres chegadas dos corredores do Paris-Dakar à capital do Senegal. Por falar em habitantes, uma das curiosidades que mais me fascinou foi o facto de ter a sensação que grande parte da população de Jeri é nómada. Vão para lá, ficam uns tempos, partem e voltam. Creio ter sido em Jeri que comecei a pensar seriamente em não ficar em Portugal quando a reforma chegasse. Respira-se uma atmosfera hippy, descontraída e contagiante, onde se sente que apenas conta o dia que vivemos. O entardecer é deslumbrante e as pessoas rumam até ao morro para assistirem a um pôr do sol inacreditável, com o vermelho vivo do céu parecendo prolongar-se pela areia, entre as sombras dos corpos ágeis e graciosos dos praticantes de capoeira. Fiquei hospedado na estalagem Vila Kalango, propriedade de familiares de amigos meus. A estalagem, perfeitamente integrada na paisagem e no ambiente natural de Jeri, segue um conceito hippy chic despojado e de extraordinário bom gosto. Diz-se que uma imagem vale mais que mil palavras, não é? Então fico-me por aqui e apenas acrescento que Jeri é daqueles locais onde, quem possa, não deve deixar de ir.
26 comentários:
Mike. Já lá passaram algumas 'tias ' e adoraram ... não é em Jeri mas a 45m de Natal para Norte. Parece o Algarve dos anos 60. Praia até perder de vista ... Vende-se! se quiser espreitar ...
http://www.quebarato.com.br/classificados/terreno-casa-a-beira-mar-na-praia-maracajau-maxaranguape-natal__2926889.html
bjs
ps
O Walter apanhou sol a mais, está constipado!
Mike
Jeri é um pedacinho de paraíso a beira mar.
Não conheço a estalagem, mas as fotos...hum deram água na boca.
Acho que volto também!
Beijinhos
As "tias" sabem o que é bom. (risos)
É mesmo um barato essa casa pé na areia, Rita. :)
p.s. - Ó Rita não o estrague esse miúdo com mimos. Pronto, apanha um solzinho e fica logo constipado... ai ai ai... (mais risos)
Jeri é um local fantástico, Luz. A pousada é uma maravilha (quando lá estive ainda não tinha piscina). Tem que lá voltar e hospedar-se na Villa Kalango. :)
Hum.............................
:-)
É assim mesmo, Fugidia... ;D
(Pois... fiquei a olhar para a cama... - risos abafados)
Ai que malandra... que menina travessa... (sorriso inocente)
Em suma,Mike, um paraíso que faz sonhar qualquer um, com o " dolce fare niente "
E acha bem. Pelo tom das fotografias e da imaginação do lugar, deve ser mesmo um oásis.
Vou colocar na lista dos locais a visitar antes da reforma:)
Cristina, paraíso é uma palavra que se aplica, com justiça, a Jeriquaquara. :)
...................................
Gj, se fosse a si ia antes que chegasse a reforma. ;)
É mesmo tudo de bom! Da próxima vez desce um pouquinho e vem até à peninsula de Maraú/BH...não vai se arrepender.
Bjs
Está combinado, Dulce. :)
Já andei por essas bandas. E essa da reforma também já pairou! Bom gosto mike. muito bom gosto!
:)))
Obrigado, Maria do Sol. Quando se pensa em reforma, locais como Jeri vêem à cabeça, não é? :)
Jeri é uma espécie de último reduto de hippies, como Goa. Um mundo à parte. Adorei os dias que passei lá e tenciono voltar, de preferência antes da reforma. Só não concordo contigo quanto à viagem até lá, que contribui muito para dar uma aura mítica e muito especial a Jeri. Cheguei ao pôr-do-sol, de buggy pela praia e depois de vários transportes e aventuras desde Camocim (que é lindo também, já agora).
A Vila Kalango é um must absoluto, todos nos sentimos Janes e Tarzans ali. Não sei se existe um site da estalagem, mas se houver valia a pena pores aqui. E há um restaurante italiano (de um chef italiano divinal que foi ali parar por acaso, e ficou) digno de várias estrelas Michelin.
Comprovo que a casa da Rita também é uma delícia! Fica em Maracajaú e aconselho vivamente a compra a quem puder, gostar de praias selvagens e do Brasil.
...... (silêncio vagamente invejoso e deprimido) ......
Mike, participe no passatempo do Carlos do Rochedo, que está bem giro.
Participem todas.:)
O seu pedido é uma ordem, senhora dona Ana.
www.vilakalango.com.br
O restaurante a que te referes, creio ser o Leonardo da Vinci. E olha que eu acho que voltarei a Jeri antes da reforma chegar. :)
...................................
Luísa,
... (silêncio preocupado por estranhar inveja e depressão vindas de si)... :)))
...................................
GJ, logo que possa vou lá espreitar primeiro. Não vá a Senhora estar a aprontar alguma... (risos)
Mike, estas imagens valem por mil palavras. São lindas e relaxantes, pois nos remetem a um descanso imediato, como se apenas em vê-las, pudéssemos sentir a brisa do vento, a areia quente relaxando nossos pés e a calmaria do vento batendo na cortina da janela do quarto. É realmente um lugar imperdível para se conhecer. Uma ótima pedida! Bjos
Imperdível meeeeesmo, Lisa. Jeri é um local especial, muito especial. :)
visitem meu site de jericoacoara www.portaljericoacoara.com.br vão gostar muito.
É o que eu vou fazer, Pablo. :)
Safadeza! Safadeza pura!!!!!!!! ;-)
eh eh eh eh... não é nada, Leonor... (sorriso inocente)
Enviar um comentário