27.1.10

Como?

Final de dia, já muito tarde no escritório, numa noite em que se adivinhava um serão prolongado e num momento de descontracção, a conversa entre alguns jovens versava o casamento, quando me aproximei. Questionado sobre o tema, respondi, mantendo um ar sério, que todas as mulheres têm direito a um anel de noivado, um pedido romântico, mas formal, de casamento, a uma cerimónia, seja ela qual for, e a uma lua de mel inesquecível. Uma das jovens, após um silêncio que, reconheço, me pareceu prolongado, fez um comentário entre dentes quase ininteligível, e digo quase porque percebi ser discordante. Mantendo a compostura retorqui que era fraco o fundamento do comentário que julguei ter percebido. Após uma breve pausa, recebi a seguinte resposta, inesperada, irónica e contundente, num tom entediado acompanhado de um gesto que procurava dar por encerrada a questão: casamento é para gays! Gargalhada geral e lá se foi o meu ar sério.

13 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de saber qual foi o comentário inicial...

fugidia disse...

Pois é!
:-D

(i rest my case... ;-) )

Teresa Ribeiro disse...

Bolo muito modernaço!

Mike disse...

Carlos,

Creio que deve ter sido qualquer coisa do género "isso é conversa antiquada".

...................................

Fugidia,

Denoto aí uma ironia que não estou a perceber... "rest your case", menina? hum... :P

...................................

Teresa,

Como o tema e o comentário que ouvi. ;)

Ana Guedes disse...

Sim sim, e esqueceste que todas têm direito a um divórcio.

mike disse...

Ana,

Que comentário tão sério a um texto brincalhão, onde apenas alguns aspectos românticos do casamento são abordados...
Não esqueci, ou melhor, nem me lembrei disso, mas vou expressar a minha opinião: sim, todas as mulheres têm direito a um divórcio, assim elas queiram... ou mesmo que não queiram, mas aí é a outra parte que tem direito a ele.

Luísa A. disse...

É verdade, Mike. Estas reivindicações de igualdade chegam com cinquenta anos de atraso. Os «homo» reclamam o casamento, quando os «hetero» já não querem saber dele e até o acham uma instituição retrógrada. É a ironia das coisas. :-)
P.S.: Não me refiro, naturalmente, ao casamento religioso, que tem todo uma outra carga para quem tem fé.

ana v. disse...

"todas as mulheres têm direito a um anel de noivado, um pedido romântico, mas formal, de casamento, a uma cerimónia, seja ela qual for, e a uma lua de mel inesquecível". Todas? Isto soa-me a paternalista, não sei porquê... :-)

Além disso, são cada vez mais as que, disso tudo, só querem - não uma - mas mil luas-de-mel inesquecíveis!

Bacouca disse...

Mike,
Essa "menina" não deve saber que fomos nós que abrimos "caminho" para que agora pudessem, sem problemas, viver juntos sem casamento. Ela devia era pensar em algo muito mais sério: temos sido governados por "bichos". Será que agora vamos ser pelas "bichas"?
Xi

mike disse...

Luísa,

De facto é a ironia das coisas... bem dito. :)

...................................

Ana,

Estava a ler o teu comentário e a pensar "não és tu, romântica que vais começar a mandar a baixo essas "pequenas" coisas"... afinal reclamas é por mil e uma inesquecíveis luas de mel... ok, assim está bem. ;D

...................................

ahahahahahah... Bacouca,

Um Xi... quando conseguir para de rir, escrevo mais alguma coisa... ahahahah.

Patti disse...

E ainda bem que também já é coisa de gays.

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

mum tempo em que tão poucos já querem casar, os gays querem reabilitar a importância que o casamento tem, a moça tem toda a razão!!

Mike disse...

Patti,

Quanto ao casamento, nada a opor. :)

...................................

Júlia,

Eu ia responder-lhe "não tem nada Júlia", que casamento é coisa de gays e não gays. Mas entendo o seu comentário. Bem aparecida seja. :)

Arquivo do blog