13.1.10
Água mole em pedra dura...
O Haiti tem das populações mais analfabetas e mais pobres do mundo. E têm sido abandonados, durante décadas, ao jugo de ditadores ferozes e sanguinários. Eles são dos mais necessitados e dos que mais precisavam da providencial mão da Providência Divina. Onde estaria Ele, pergunto-me? É nestes momentos que a minha fé, já intermitente, sofre abalos profundos e desce a índices proibitivos. Bem sei... se fosse sólida como uma pedra e não intermitente, não estaria tão permeável a abalos em alturas como esta. Mas sabem? é que água mole em pedra dura...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Acerca de mim
Arquivo do blog
-
▼
2010
(95)
-
▼
janeiro
(20)
- Bom fim-de-semana.
- Como?
- Com ou sem filtro?
- Abaixo-assinado.
- Nas nuvens, ou no inferno?
- Porque hoje é segunda-feira, os meus filmes.
- Bom fim-de-semana.
- Manias.
- Ah, as mulheres... eternas insatisfeitas.
- Porque hoje é segunda-feira, os meus filmes.
- O que é nacional é bom. (XXIV)
- Bom fim-de-semana.
- Água mole em pedra dura...
- Há algo de errado aqui...
- O início da presidentA, o nosso final # 2.
- Porque hoje é segunda-feira, os meus filmes.
- Bom fim-de-semana.
- Quando as peças encaixam...
- Imprescindíveis?
- Porquer hoje é segunda-feira, os meus filmes.
-
▼
janeiro
(20)
À conversa com
- A Curva da Estrada
- Acto Falhado
- Adeus, até ao meu regresso
- Ares da minha graça
- Coisas da Vida
- Corta-fitas
- Crónicas do Rochedo
- Delito de Opinião
- Designorado
- Esconderijo
- Estado Sentido
- Grande Jóia
- Miss Pearls
- O privilégio dos caminhos
- Pátio das Conversas
- Saber viver numa multidão
- Sonhos nas Pontas dos Dedos
19 comentários:
Atentados,terroristas, bombistas,doentes,etc,etc, são tantas as tragédias que ELE não consegue proteger todos!!!
Gosto de pensar que é por isso...
Papoila, seja bem vinda.
Para além de gostar de pensar também isso, não deixo de pensar que Ele nos deu (dá?) a liberdade de dirigirmos o nosso destino. E se nós não conseguimos ou não queremos, apesar das Suas orientações, como poderá Ele fazê-lo?
Assino!
Mike, não duvido de que a Providência concebeu mal o universo. Diria mesmo que cometeu alguns erros de palmatória. Mas, neste caso, culpo sobretudo o homem e a sua ganância. Tal como na Turquia, há uns anos, houve prédios que ficaram de pé ao lado dos que se desmoronaram: foram aqueles em que se cumpriram as regras, no que toca à qualidade dos materiais de construção e aos esquemas anti-sísmicos. Cada vez me convenço mais de que os efeitos devastadores das grandes catástrofes naturais seriam evitáveis se os homens fizessem por isso, sendo menos negligentes, mais prevenidos e, sobretudo, mais solidários.
Este é um país que, como o Mike sabe, me toca profundamente. Sem querer fazer graça sobre assunto sério, diria que estava no cinema a ver o último filme de JC(James Cameron, bem entendido).
Uma desgraça nunca vem só.:(
Hum... depois de ler o post vinha aqui lampeira (tornar a) «explicar» porque razão entendo que Ele não tem «culpa».
E eis que ao ler o seu primeiro comentário, Mister, verifico com um sorriso que... a coisa vai lá ;-)
Sim, creio que Ele não nos deseja marionetas mas livres para pensar, decidir, agir. Só assim se pode falar do Amor.
E é essa liberdade que nos responsabiliza.
Acho também que a maior parte do que de mau acontece no mundo é culpa do homem. Antes do mais quando cria estas desigualdades entre países pobres e ricos.
Gosto de ler que, na generalidade, sabemos todos que Ele não está por detrás destas desgraças. E é com esta certeza que a minha Fé fica mais firme (ou tenta ficar...).
Abraço de um visitante errático, mas que volta.
Mike
Estou convencido de que Deus não existe.E nâo preciso de um terramoto para essa hipotese fazer sentido.
Ainda no outro dia, num dos desabamentos de Angra dos Reis, um sobrevivente de um grupo em que morreram seis pessoas dizia "É um milagre!"
Um milagre? Seis amigos mortos? Claro que ele estava a falar do facto de ele estar vivo...
Patti, :)
...................................
Eu sei, Luísa. Eu sei... mas é quase sempre aos desprotegidos que mais coisas más acontecem, não é?
...................................
Bem sei, GJ.
...................................
Fugidia,
Comecei por fazer um comentário longo mas depois pensei que, se concordo consigo na essência, rebater o detalhe ia dar pano para mangas. :)
...................................
Cristina,
Dou-lhe razão. Claro que é do Homem. Só é.
...................................
JB,
Seja (sempre) bem vindo, visitante errático. Não creio que Ele alguma tenha estado, JB. Só que, às vezes, eu gostaria que Ele estivesse lá para evitar que acontecessem. Enfim, como diz o JB, o que leu aqui, na generalidade, encerra, de certa maneira, o assunto. Um abraço.
...................................
L.,
Sou sabedor dessa tua incerteza. Mas por aqui me fico, que o assunto dá pano para mangas. E já agora pergunto-te eu: não achas que, se o que aconteceu em Angra foi mesmo devastador, haver uma pessoa viva não deve ser considerado um milagre? É uma perspectiva diferente, tens que admitir. Abraço.
Mike
Haiti um país onde a tragédia humana(jugo colonial, ditaduras sanguinárias, miséria, anafalbetismo..)se juntou à tragédia divina provocando um terror absoluto.
Eu lembro-me de Caim, que cabei de ler recentemente, Mike. Depois ouço as declarações de Pat Robertso( ex-candidato à presidência american) dizer que foi "uma bênção de Deus" e fico a desejar que um camião lhe passe por cima.
Mike,
Ele deu-nos a liberdade de escolha: começou logo pela figura do Adão e Eva. Nós queremos sempre mais e julgamos que com o nosso conhecimento dominamos a natureza. Não é verdade e disso têm a noção exacta os chamados "gentios". Não será uma chamada de alerta para os tratados falhados de Kioto, Copenhaga, para a corrupção e miséria em que vive a maioria desses povos em países corruptos? É muito violento, sofrem inocentes mas não terá mais impacto? Se fosse arrastado por uma onda gigante o Sócrates, o Berlosconi, o presidente Eduardo dos Santos,etc,etc, etc, você sentiria tanto pesar?
Xi
Xi
Permanece a sensação de que a desgraça chama a desgraça...
Assino Fugi :))
Mas ainda assim às vezes penso e vacilo. Por pouco tempo eu sei, mas vacilo. Quem sabe não é uma forma de nos fazer ver e sentir tantas coisas que podem ser importantes numa possível mudança da nossa essência. Mas acho que estou muito filosófica (risos) são coisas como o Mike diz, que debater no detalhe dá pano para mangas :)
Sum
Dulce,
É assim mesmo como diz. E custa que assim seja.
...................................
Carlos,
Se formos dois a desejar, acha que isso aumenta a possibilidade de acontecer? Junto-me a si.
...................................
Bacouca,
Tenho que ser honesto: não! não sentiria. E não vou explicar aqui porquê, até porque sei que a Bacouca sabe porquê. Um xi.
...................................
Austeriana,
Pois fica exactamente essa sensação. Maldita Lei de Murphy.
...................................
Sum,
Hei-de espreitar com mais calma (e comentar) agora que sei que "ano novo, vida nova" aí para esses lados. Antecipo já que achei o 116.8 demasiado sombrio e isso não se enquadra com a pessoa que (não) conheço do Coisas da Vida. Está e é muito filosófica, mas isso dava pano para mangas. ;)
Deus Às vezes também dorme...
Júlia!!!
Que bom tê-la por aqui. :D
Ele pode até dormir às vezes, mas parece que nós é que andamos sempre a dormir, não é?
Acontece-me o mesmo. Sempre que há uma tragédia destas, pergunto-me onde anda o Deus dos homens. E não tenho resposta, por mais que queira encontrar uma que seja "conveniente".
Enviar um comentário