23.12.08

O Natal é uma festa. Bom Natal.

As pessoas parece que param de pensar, mesmo as que já pouco o fazem durante o ano todo. Atiram-se a uma azáfama como quem se atira compulsivamente de uma falésia. Sorrisos, muitos sorrisos que, por mais que tente, não consigo vê-los senão feitos de uma matéria plástica e pouco consistente. E de ocasião momentânea. Os passeios apinhados e as lojas à cunha apesar dos queixumes dos comerciantes. Os automobilistas parecem possuídos e não é de bom senso, antes por um demónio sorridente que se delicia com a época. E supostamente não devia ser ele a regozijar-se com a Quadra. Gastam-se fortunas com quem não se deve e esquecem-se os que mais precisam. Mesas fartas, muita comida que o lixo orgânico, esse glutão, absorverá sem pestanejar. Os remediados fazem-se ricos por dois dias e os pobres sentem-se mais pobres que nos outros dias do ano. Algumas campanhas publicitárias dizem tratar-se da maior festa do ano. Não podia estar mais certa a abordagem. O Natal não passa de uma festa. Os que comigo privam dizem-me todos os anos que o Natal é mais que isso. Já desisti de responder, há algum tempo, que sim, que sei disso, só que não vejo. Mas também já há bastante tempo que assumo tratar-se de um problema meu. Não mudei de lentes por causa disso e habituei-me a viver com esse problema. Hoje vivo-o mais pacificamente, diria desinteressadamente, mas no dia vinte e seis de Dezembro sou um homem novo, aliviado. Os filhos ajudam a atenuar e aprendi a mudar de máscara sem que eles dêem conta. Natal, humildade, despojo, simplicidade, reflexão, solidariedade. Acredito que ainda há quem o viva assim e o pratique. Só que não vejo. Este Natal a minha prenda serão uns óculos novos. Sem muitas expectativas ou acalentando muitas esperanças, pode ser que para o ano veja o Natal de maneira diferente. Feliz Natal a todos os que conseguiram chegar até este parágrafo. E um bom Ano de 2009. Acho que isso é bem mais importante.

16 comentários:

IPec disse...

Bem, parece que sou a primeira... Bom Natal e Feliz 2009 :-)

Mike disse...

(risos)
Parece que sim. Feliz Natal e Bom Ano Novo. :-)

fugidia disse...

Ora bem, parece que sou a segunda (risos)

Feliz Natal, cheio de mimos, Mike :-D
Ah!, e bom ano novo, a começar já no dia 26, no é?! (gargalhada abafada)
:-)

Mike disse...

Feliz Natal, Fugidia. E acredite que o ano novo começa a 26. ;-)

ana v. disse...

Acredita que há quem veja no Natal mais do que essa esquizofrenia consumista, Mike. O Natal pode ser (e é!) muito mais do que isso, mesmo que não se seja crente. Percebo, e infelizmente concordo contigo, que não é muito visível essa outra faceta, a verdadeira. Mas existe e é a única que vale a pena celebrar.

cristina ribeiro disse...

Subscrevo, pelo que tenho de dizer uma coisa que está farto de ouvir da minha boca: tenho saudades do " outro " Natal.
O melhor Natal possível, desejo-lhe, Mike :)

Mike disse...

Ia escrever calculo que haja, Ana. Mas concordo contigo, há outro Natal, apesar de ter, confesso, dificuldade em vê-lo. E parece que piora, a cada ano que passa. Sou um bocado como S. Tomé, por isso apenas o celebro pela miudagem. Feliz Natal. :-)

Mike disse...

Eu sei que tem, Cristina. O meu Natal vai ser bom, não tenho do que me queixar, pessoalmente. E se, por momentos, tivesse, bastava-me olhar para o lado, que neste caso não se aplica "com o mal dos outros..." Feliz Natal para si, Cristina. :-)

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

Querido Mike

Um Feliz Natal, com ternura e muita Paz :-)

Mike disse...

Um Natal muito feliz para si também, Júlia. :-)

sum disse...

Essa dos óculos é bem vista. Cá me parece que é mesmo disso. Já começo a afastar demais os objectos que quero ver. Este Natal também me vou presentear.
A esperança é sempre a última a morrer para além de saber que ele anda aí, é só preciso encontra-lo.
Feliz Natal Mike.

Mike disse...

A mim acontece-me o mesmo, Sum... (risos)
Não deixemos morrer a esperança, então. Feliz Natal, Sum. :-)

Lina Arroja (GJ) disse...

Feliz Natal, boas entradas em 2009 com os mesmos óculos apenas mais limpos. Já experimentou soro fisiológico?...(risadas)
Boas festas, Mike. <:)

Mike disse...

(risada)
Haja humor genuíno nesta linda, maravilhosa e santa Quadra (detesto a ironia, mas desta vez não resisti... risos).
Pronto, acusei o toque, como falei de uma época despojada, a GJ sugere-me soro fisiológico em vez de uns óculos novos...
Feliz Natal e bom Ano Novo, GJ. :-)

Corine disse...

Não poderia concordar mais, e é um facto que também preciso de uns novos, desses... mas para começar a ver melhor já desde o dia 1º

;) Um excelente ano mike

Anónimo disse...

Corine, :-)
Um ano de 2009 com tudo de bom para si. :-)