23.12.08
O Natal é uma festa. Bom Natal.
As pessoas parece que param de pensar, mesmo as que já pouco o fazem durante o ano todo. Atiram-se a uma azáfama como quem se atira compulsivamente de uma falésia. Sorrisos, muitos sorrisos que, por mais que tente, não consigo vê-los senão feitos de uma matéria plástica e pouco consistente. E de ocasião momentânea. Os passeios apinhados e as lojas à cunha apesar dos queixumes dos comerciantes. Os automobilistas parecem possuídos e não é de bom senso, antes por um demónio sorridente que se delicia com a época. E supostamente não devia ser ele a regozijar-se com a Quadra. Gastam-se fortunas com quem não se deve e esquecem-se os que mais precisam. Mesas fartas, muita comida que o lixo orgânico, esse glutão, absorverá sem pestanejar. Os remediados fazem-se ricos por dois dias e os pobres sentem-se mais pobres que nos outros dias do ano. Algumas campanhas publicitárias dizem tratar-se da maior festa do ano. Não podia estar mais certa a abordagem. O Natal não passa de uma festa. Os que comigo privam dizem-me todos os anos que o Natal é mais que isso. Já desisti de responder, há algum tempo, que sim, que sei disso, só que não vejo. Mas também já há bastante tempo que assumo tratar-se de um problema meu. Não mudei de lentes por causa disso e habituei-me a viver com esse problema. Hoje vivo-o mais pacificamente, diria desinteressadamente, mas no dia vinte e seis de Dezembro sou um homem novo, aliviado. Os filhos ajudam a atenuar e aprendi a mudar de máscara sem que eles dêem conta. Natal, humildade, despojo, simplicidade, reflexão, solidariedade. Acredito que ainda há quem o viva assim e o pratique. Só que não vejo. Este Natal a minha prenda serão uns óculos novos. Sem muitas expectativas ou acalentando muitas esperanças, pode ser que para o ano veja o Natal de maneira diferente. Feliz Natal a todos os que conseguiram chegar até este parágrafo. E um bom Ano de 2009. Acho que isso é bem mais importante.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Acerca de mim
Arquivo do blog
-
▼
2008
(374)
-
▼
dezembro
(12)
- Bom Ano Novo.
- Maldita lua, abençoada piscina.
- Porque ontem foi Luni.
- Ouvi-te chamar-me.
- Arcádia
- O Natal é uma festa. Bom Natal.
- Entre desenhos feitos hoje e a escrita posta em di...
- Porque hoje é segunda-feira.
- A poem a day keeps the Devil away. *
- A primeira Lei de Newton.
- À desconversa com os meus posts.
- Na blogosfera e da blogosfera.
-
▼
dezembro
(12)
À conversa com
- A Curva da Estrada
- Acto Falhado
- Adeus, até ao meu regresso
- Ares da minha graça
- Coisas da Vida
- Corta-fitas
- Crónicas do Rochedo
- Delito de Opinião
- Designorado
- Esconderijo
- Estado Sentido
- Grande Jóia
- Miss Pearls
- O privilégio dos caminhos
- Pátio das Conversas
- Saber viver numa multidão
- Sonhos nas Pontas dos Dedos
16 comentários:
Bem, parece que sou a primeira... Bom Natal e Feliz 2009 :-)
(risos)
Parece que sim. Feliz Natal e Bom Ano Novo. :-)
Ora bem, parece que sou a segunda (risos)
Feliz Natal, cheio de mimos, Mike :-D
Ah!, e bom ano novo, a começar já no dia 26, no é?! (gargalhada abafada)
:-)
Feliz Natal, Fugidia. E acredite que o ano novo começa a 26. ;-)
Acredita que há quem veja no Natal mais do que essa esquizofrenia consumista, Mike. O Natal pode ser (e é!) muito mais do que isso, mesmo que não se seja crente. Percebo, e infelizmente concordo contigo, que não é muito visível essa outra faceta, a verdadeira. Mas existe e é a única que vale a pena celebrar.
Subscrevo, pelo que tenho de dizer uma coisa que está farto de ouvir da minha boca: tenho saudades do " outro " Natal.
O melhor Natal possível, desejo-lhe, Mike :)
Ia escrever calculo que haja, Ana. Mas concordo contigo, há outro Natal, apesar de ter, confesso, dificuldade em vê-lo. E parece que piora, a cada ano que passa. Sou um bocado como S. Tomé, por isso apenas o celebro pela miudagem. Feliz Natal. :-)
Eu sei que tem, Cristina. O meu Natal vai ser bom, não tenho do que me queixar, pessoalmente. E se, por momentos, tivesse, bastava-me olhar para o lado, que neste caso não se aplica "com o mal dos outros..." Feliz Natal para si, Cristina. :-)
Querido Mike
Um Feliz Natal, com ternura e muita Paz :-)
Um Natal muito feliz para si também, Júlia. :-)
Essa dos óculos é bem vista. Cá me parece que é mesmo disso. Já começo a afastar demais os objectos que quero ver. Este Natal também me vou presentear.
A esperança é sempre a última a morrer para além de saber que ele anda aí, é só preciso encontra-lo.
Feliz Natal Mike.
A mim acontece-me o mesmo, Sum... (risos)
Não deixemos morrer a esperança, então. Feliz Natal, Sum. :-)
Feliz Natal, boas entradas em 2009 com os mesmos óculos apenas mais limpos. Já experimentou soro fisiológico?...(risadas)
Boas festas, Mike. <:)
(risada)
Haja humor genuíno nesta linda, maravilhosa e santa Quadra (detesto a ironia, mas desta vez não resisti... risos).
Pronto, acusei o toque, como falei de uma época despojada, a GJ sugere-me soro fisiológico em vez de uns óculos novos...
Feliz Natal e bom Ano Novo, GJ. :-)
Não poderia concordar mais, e é um facto que também preciso de uns novos, desses... mas para começar a ver melhor já desde o dia 1º
;) Um excelente ano mike
Corine, :-)
Um ano de 2009 com tudo de bom para si. :-)
Enviar um comentário