12.7.07

Onde é que isto vai parar?

A França é, hoje em dia, o maior produtor agrícola da Europa Ocidental. É a 6ª nação mais rica do planeta em termos de PIB-Nominal e a 7ª em termos de PIB-PPC (Paridade do Poder de Compra). Em resumo, é uma das nações da elite mundial. Um artigo recente do Le Monde baseado nos serviços de estatística do Min. da Agricultura francês deu-me que pensar. 77% do revenu (dos proveitos) dos agricultores franceses vêem de subsídios públicos, acrescendo o facto de cerca de 55% das ajudas não estarem directamente ligadas à produção. Fiquei incrédulo. Se eles são ricos e as coisas se passam dessa maneira, não consegui evitar a pergunta: onde é que isto vai parar? Vivemos num mundo de ficção.

2 comentários:

L. Rodrigues disse...

Quando se fala da reforma da PAC é disso que se fala. Acho eu... Mas também acho que isto vai tudo dar uma granda volta.
Qualquer reforma estrutural pesada que se faça agora e que não tenha em conta o que se projecta em termos de mudança de custos, inevitável com o "peak oil", está condenada ao insucesso.

Mike disse...

Mas continua a ser preocupante, para não dizer assustador que qualquer reforma estrutural esteja dependente do "peak oil" (volátil e imprevisível). Mas lá que é inevitável, lá isso é. E que tem que dar uma grande volta, também é verdade.

Arquivo do blog