30.3.11

Route 51

No mesmo dia de um dos meus pintores preferidos: Vincent van Gogh.

29.3.11

Ela, a neta, descreveu-A assim. Eu, o filho, não A descreveria melhor.

Se há uma característica que distingue a avó Edith (e também distinguia o avô Miguel) das outras pessoas é o seu abraço. E os que tiveram a sorte de um dia sentir a energia do xi-coração da avó Edith, sabem do que estou a falar. Esta energia é mais do física e vai até ao ponto mais profundo do seu coração. O seu amor é tão infinito que não há forma alguma de, ao lembramo-nos dela, sentirmo-nos sós ou tristes. E estando perto dela fisicamente, paz é a sensação que se apodera de nós. Apesar de ser avó, e de estar neste mundo há tanto tempo, é a pessoa com a mente mais aberta que já conheci. Capaz de compreender o mundo e cada ser deste planeta, com uma abertura indescritível, a vovó Edith ensinou-me a ser tolerante, respeitadora e (por mais complicado que isso possa ser para uma pessoa como eu) paciente. Não existe barreira para a sua capacidade de compreensão para com qualquer situação e, naturalmente, todos os problemas têm uma solução para a avó Edith. Diz-me que essa solução está dentro de nós, que só precisamos de concentrarmo-nos no que há de positivo para encontrarmos a resposta. E, acrescenta, se não consegues vislumbrar nada de bom, então respira fundo e sente! Sente o amor que te rodeia e vais ver que tudo ficará mais claro. Ambas acreditamos na força do espírito e do sentir. E por isso, mesmo longe tanto tempo (e tão, tão longe), cada vez que falávamos eu dizia Tu sabes que eu te amo, não sabes avó? e a vovó Edith respondia Eu não sei filha... eu sinto. E hoje, sem poder estar aí convosco e apesar de me custar não poder abraçar os que tanto amo, eu digo Eu não sei avó... eu sinto e sempre sentirei o teu amor.

15.3.11

A sério??? Digam-me que ouvi mal!

É provável que tenha ouvido mal, porque apanhei a notícia já no final e estava a conduzir. O IVA dos campos de golfe vai passar a ser de 6% em vez de 23%? Por uma boa causa, claro. O turismo é importante. Ah pronto, o leite e outros bens de consumo não são assim tão importantes. Pelo menos não tão importantes como o golfe... quer dizer, como o turismo. Como se para quem joga golfe, isso fizesse uma grande diferença. Já agora: com os campos de futebol de salão das autarquias, normalmente alugados a jovens que gostam de praticar esse desporto popular, não houve contemplações: o IVA passou para 23%. Vou admitir, e desejar, ter ouvido mal.

6.3.11

Schweigen!

Estávamos de acordo numa coisa: concentração e estudo significam, desde o tempo do liceu, silêncio. Silêncio que nem admite uma música sossegada com o som baixo. Ela, a quem carinhosamente chamo fräulein (outra questão em que estamos de acordo, mas que não interessa agora aprofundar) acrescenta que até para manobras de estacionamento baixa o som do rádio do carro. Tremi. O meu carro é alemão e quando nos preparamos para estacionar, o som do rádio baixa automaticamente. O mindset é o mesmo. Lá na Alemanha os engenheiros pensaram na mesma coisa e da mesma maneira. Querem ver que ela é mesmo fräulein?

Acerca de terapia.

Um homem passa as semanas numa gestão milimétrica do tempo, esse luxo precioso nos dias que correm. Uns dias em Paris metido em salas de reunião, outros dias em Londres entre quatro paredes, que poderemos chamar, também, salas de reunião, e eis que chega a sexta-feira. Tardia, mas chega. E com ela sonhamos com o sábado que está prestes a receber-nos para um merecido repouso. Às 08:30h desse sábado o homem é acordado com um convite que soa a forte e irrecusável recomendação. Para caminhar. A tal terapia de que já vos falei. Caminhar junto ao mar. Dez quilómetros, no total. A meio da caminhada, já sem ter a certeza se os músculos das pernas me tinham abandonado algures, quase juraria que as virilhas tinham decidido apanhar um táxi de volta ao estacionamento. Algo que deveria ter feito também. Mas o orgulho, esse maldito companheiro, quer dizer, a terapia, essa abençoada companhia, levaram-me a decidir o contrário. Mal sabia eu que no sábado tínhamos ficado a meio da terapia. Amanhã coloco um anúncio, dando alvíssaras a quem encontrar uns músculos destroçados e umas virilhas cansadas, lá para os lados de Cascais.