30.11.07

África XX. E o sol vai pôr-se...

... vai pôr-se sem eu próprio saber quando se erguerá. Foram vinte retratos de África, onde estão as minha raízes. Um desafio lançado por uma senhora, a quem estou grato, que nunca lá esteve mas que sonha um dia conhecer... quem sabe um dia esse sonho não é realizado... Fez-me bem revivê-la em pedaços contados e outros pedaços apenas imaginados e vividos em silêncio, pedaços que, confesso, a escrita, pelo menos a minha, jamais conseguiria retratar. É que isto de há mais de 30 anos não saber o que é ir à terra, tem que se lhe diga e as raízes são um bocado como o amor... que não se vê, não se sente (risos). Escolhi o sol a pôr-se porque gosto do pôr do sol. Gosto mais dele na solidão da imensa savana, lá nos longínquos planaltos africanos onde, nesse breve momento do dia, o azul plácido do céu dá lugar ao vermelho marcado pelo fogo. Mas como o mar, aquele mar de lá onde a linha do horizonte permanece imaginária, teima em permanecer na minha memória, num sentir perpétuo, desta vez o sol põe-se no mar, num daqueles dias africanos em que o céu muda de cor.

1 comentário:

Ka disse...

Gostei deste pôr-do-sol...

Só não gostei de um pormenor: cheguei aqui atrasada, e apanho o fim das descrições!!!

Mas já sei...vou ter de me conformar (risos) e de me contentar cm os artigos em arquivo e que ainda não tive hipótese de ler.

ps - quem viveu em áfrica tem sempre a mesma sensação, as paisagens e os aromas são inolvidáveis...nunca lá estive mas tenho uma curiosidade enorme pela marca que deixa em quem lá viveu...

Arquivo do blog