22.7.07

Africa minha (I)

África é onde estão as minhas raízes. O meu pai vai desculpar-me (esteja ele onde estiver, estará concerteza mais em paz que eu) e entender que a árvore genealógica não é para aqui chamada. Contudo devo acrescentar que nada tenho a esconder da minha costela trasmontana, apesar de isso não alterar em nada o que sinto sobre onde estão as minhas raízes. Elas estão lá longe, naquele imenso continente negro, algures numa cidade do litoral desconhecida, num país conhecido, Angola.
Comecei a pensar em escrever estes, vou chamar-lhes relatos, em resposta a um desafio de alguém que nunca lá esteve e que gostaria muito de ter estado. Tenho apenas uma certeza, a de que vou desapontar essa pessoa, porque de África se escreveu muito e bem, se fotografou muito e bem também, e se filmou igualmente bem. Mas se há terra onde os sentidos têm sentido e ganham a sua dimensão superlativa, ela é aquela onde as minhas raízes estão. Mesmo assim, como não sou homem para me ficar e me encolher perante um desafio (ah, quantas vezes me “estripei”, Senhor), resolvi meter mãos à obra.
Este não é o primeiro relato e é a primeira e será a última vez que o título é África minha. Por várias razões, porque o acho “batido”, déjà vue e, principalmente, gostaria que passasse a ser também vossa, de quem desconversa.
Ainda não decidi quantos relatos vão ser, mas será de sentidos que se falará e serão forçosamente curtos. Se os achar entediantes, porque jamais deixarei que sejam “lamechas”, ficarão, como outros, na gaveta que creio chamar-se disco rígido (será assim?). Depois se verá. Mas por enquanto ainda é apenas uma ideia que será alvo de amadurecimento. Estavam à espera de quê? De lançar um desafio, com um briefing demasiado abrangente e quererem a campanha para amanhã? Esqueçam, que Roma e Pavia não se fizeram num dia.

10 comentários:

CPrice disse...

"Tenho apenas uma certeza, a de que vou desapontar essa pessoa, porque de África se escreveu muito e bem, se fotografou muito e bem também, e se filmou igualmente bem" ..
já "senti-la" talvez só mesmo quem a recorda .. :)
e depois, caro mike, certezas são "coisinhas chatas" .. ;)

dia bom

Mike disse...

Dia muito bom também para si. :)
"Coisinhas chatas" que por vezes convém que existam (o meu lado pragmático e racional a falar) ;)

CPrice disse...

sim . ok .. até posso concordar em duas ou três mas mais que isso .. !
quanto ao lado, é bom que exista, mas não o deixe tomar posse ;)

Mike disse...

Não dá ponto sem nó, esta menina ;)
Sim, jamais deixarei que me deixe tomar posse, once. :)

Mike disse...

Ai, maldito português e o cuidado que não revelo nas interpretações... :)

CPrice disse...

mike .. não se pode pensar em tudo (nem mesmo um "racionomático" risos) .. e quando a escrita sai solta fruto da também ligeireza de pensamento .. acontece.

be cool .. ;)

Mike disse...

Risos a seguir a "racionomático"... deve sr uma coisa boa, ou pelo menos divertida.
(mais risos)

José, o Alfredo disse...

Grande desconversa que aí vai.

CPrice disse...

ah .. com que então também dá importância "ás virgulas" .. e eu a achar que isso era coisa de complicadinhas .. ;)

Mike disse...

Bem aparecido sejas, josé. Por momentos pensei se não estarias também a "jumping high"... E fiquei apreensivo, devo confessar-te.

Arquivo do blog