13.9.07

Ele há jogos e jogos mas fair play devia haver sempre.

Ele há jogos, e quem gosta de futebol, percebe minimamente da coisa e costuma ir ao estádio ver jogos, aí temos uma noção diferente do que se passa em campo face ao que vemos na televisão, entenderá o que que eu quero dizer. Dizia eu, ele há jogos em que a equipa que está a ganhar, mesmo sem dominar o jogo, mas controlando-o, nos transmite uma sensação de segurança absoluta, deixando-nos tranquilos mesmo quando são marcados 2 ou 3 cantos seguidos perto da sua baliza. São daqueles jogos (e daquelas equipas) que, mesmo a um quarto de hora do fim já nos deixam a pairar o sentimento calado este já cá canta, os 3 postos já não fogem. Há outros jogos (e outras equipas) em que, mesmo estando a ganhar por 2-0 em casa a 5 minutos do fim e com um domínio aparente, nos deixam num constante sobressalto, sem conseguirmos afastar um pensamento pessimista. Se eles (os adversários) marcam agora ainda acabamos por perder nos descontos. Eu, sportinguista já estou habituado, sei bem do que falo, o que faz com que eu, português, não tenha que me habituar. Infelizmente. Independentemente de uns ou outros jogos (umas e outras equipas), há uma coisa que aprecio (proporcionalmente ao tempo que vai passando por mim), seja porque fui educado assim, seja pelo facto de ter sido desportista desde que me lembro: fair play. E há outra coisa que, fruto do pragmatismo cultivado ao longo do tempo desportivo e da vida, aprendi a assumir mesmo quando as circunstâncias o tornam penoso: não se ganha bem nem mal, ganha-se. O mesmo aplica-se nas derrotas e nos empates.

Aproveito para esclarecer que qualquer semelhança ou aproximação do que aqui está escrito com o jogo da Selecção Portuguesa de ontem é uma mera coincidência.

3 comentários:

CPrice disse...

coincidência ou não .. e há quem diga que tal não existe .. não lhes fazia nada mal (aos senhores do jogo e ao Senhor do Jogo .. ) ler este texto à laia de manual ;)

dia bom .. *

Mike disse...

... ou ver os jogos da Selecção Nacional de Raguebi, principalmente aquela parte em que se canta o Hino, que, de acordo com a imprensa estrangeira (pelo menos a francesa), é arrepiante.

CPrice disse...

.. de partir maxilares, segundo li .. :)

Arquivo do blog