8.7.08

Mitos e lendas.

Decidi fazer a vontade à vontade e manter-me do outro lado do Oceano, não em São Paulo mas mais a norte, em território caribenho. E não sei quando voltarei. O dia amanhecera nebulado, despertando uma Havana indolente e tristonha e, bem cedo, quando as portas se abriram, iniciei a visita à Real Fábrica Partagás que, apesar de manter o nome de um dos mais notórios e reputados charutos, nela se confeccionam outros puros de marcas não menos famosas. Um edifício lindíssimo, bem cuidado, construído em meados do século XIX e hoje também museu, onde podemos apreciar verdadeiras obras de arte como as cintas que hoje servem para engalanar e conferir uma aura estatutária aos charutos e cigarrilhas, mas que foram criadas para que a senhoras fumadoras soubessem quando deviam parar para evitar que as pontas dos dedos ficassem amareladas. Os altifalantes espalhados pelas salas onde os charutos são fabricados, faziam-nos chegar uma voz masculina, pausada, que ia lendo o Granma, jornal oficial do regime de Castro, da primeira à última página, mantendo, diz a lenda, uma tradição secular. Diz-se que no princípio do século passado, finais do século XIX, na apanha das folhas de tabaco e durante a confecção, hoje em mesas concebidas para o efeito, outrora com as folhas a serem separadas por mãos conhecedoras e delicadas, e depois enroladas em coxas roliças e bem torneadas, leitores de serviço estavam encarregues de fazer com que o longo tempo passado na labuta diária não se tornasse enfadonho. Liam eles Alexandre Dumas e Shakespear. Mito ou lenda, a duas das mais famosas marcas de charutos cubanos, foram dados os nomes Monte Cristo e Romeo & Julieta.

19 comentários:

Anónimo disse...

caro mike

o q te foste lembrar

achas q ainda há sitios

na lisboa

que aguentem uns

partagás, montrecristo, cohibas

robustos ou lanceros

para sobremesa?

...

há por aqui uns quantos

a precisarem

de tranquilamente

arder

ab, L.

ana v. disse...

Mito ou não, acho que seria uma belíssima ideia para contrariar a robotização dos operários nas linhas de montagem. Alguém a ler-lhes Eça, por exemplo!

Já não fumo, mas ainda gosto imenso do cheiro de um bom charuto.
:)

Anónimo disse...

Oh companheiro, bem aparecido sejas. Ainda os há e com vista para o Tejo, para que a brisa os ajude a não se apagarem. Guarda um para mim que haveremos de os desfrutar tranquilamente. :)
Abraço.

Ana, pensei em terminar o post assim. :) Mito ou não, razões haverá para os cubanos serem um povo culto. :)

ana v. disse...

E sensível, e afável, e risonho... Será dos charutos? É que do Fidel não é, com certeza...
;)

Cristina Ribeiro disse...

O Mike tinha de falar hoje num dos meus mitos- a tão cantada Havana, que não conheço- tinha? É só para fazer inveja, já sei :)

Anónimo disse...

Do Fidel não me parece que seja, Ana... ;)

Havana está lá à sua espera Cristina. Já a visitei 3 vezes e voltaria lá. Mas trata-se de uma visita que requer "preparação". Por ser um mito? Talvez! Com tudo de bom e menos bom que os mitos têm... :)

fugidia disse...

Mister,
além de todos os demais "brindes", quando é que me oferece a "preparação", a viagem a Cuba e o charuto?!?
Como sabe, o duelo não se realizou por falta de interpelação do Mister quanto ao local e à hora, sendo certo que o tempo entretanto decorrido já não cabe na noção de mora. Donde concluo, com um sorriso, que o seu incumprimento significa, tal como no futebol, que o Mister não compareceu ao evento e eu... ganhei o duelo!
:-)))

P. S. Ana, prepare as malas... :-p

P. S.2 A esta viagem a Cuba creio que não me importarei de o ter como guia, Mister... (risos)

Luísa A. disse...

Não sabia que a origem das cintas era essa, evitar o amarelecimento dos dedos das senhoras... Como não sabia que, no passado, as folhas do tabaco eram enroladas em «coxas [invariavelmente] roliças e bem torneadas». Também quer ajudar ao mito, Mike, confesse. ;-D

ana v. disse...

As minhas malas, querida Fugi, estão sempre prontas a arrancar para qualquer lugar, a qualquer hora. Sou uma ave de arribação. (provavelmente cruzada com camaleão, porque também me adapto depressa a qualquer sítio onde esteja)

Mas... ganhou o duelo por falta de comparência?? É pena, escusava de ser tão humilhante para o seu adversário... ;)

fugidia disse...

(gargalhada)
Ó Ana, eu não queria nada humilhar o Mister, ainda por cima publicamente e, pior, na sua própria casa (risos).
Mas desde há mais de 15 dias que tenho estado à espera de um post a marcar a hora e o local (que o dia já tinha sido combinado) mas... nada.
Hoje, ao ler este belíssimo post, não me contive e tive que dizer o óbvio: o Mister certamente "esqueceu-se" do duelo; não o censuro, aliás; depois do que a Rosarinho lhe disse no nosso almoço, eu também me "esqueceria"...(risos)
Lamento, mas tem que haver consequências: o verão chegou e com ele as nossas férias!
:-)))

(e agora saio de fininho e venho espreitar mais logo o que vai o Mister "publicitar" de sua justiça)
:-D

Anónimo disse...

Cara Fugidia, terei que ver a data em que ficou agendado o duelo. Posso até ter-me esquecido e se tal aconteceu, nada mais me resta que assumir a derrota por falta de comparência. A vitória é sua. Vitória que jamais quereria ou me vangloriaria por ter sido obtida na secretaria. Registo a sua alegria e interpreto-a como... um alívio? (muitos risos)

Ora Luísa, os mitos vão-se construindo... são como as conversas e as cerejas... :)

Meninas Ana e Fugidia, não vejo como poderão falar de humilhação. Cada um escolhe as vitórias que quer. Eu devo dizer que as inglórias, dispenso-as. (mais risos)

fugidia disse...

(gargalhada)

Gostei da resposta, Mister; sempre um cavalheiro! :-)

Mas que deve estar fulo,. o Mister... :-p (muitos risos)

fugidia disse...

P. S.
E vamos a Cuba? (olhar suplicante...)
(risos)

ana v. disse...

É sempre bonito ver a reacção de um gentleman!
Não vai dar-lhe uma segunda chance, Fugi? Acho que o Mike merece...

O Réprobo disse...

Meu Caro Mike,
muito obrigado pela revelação das cintas (ai que esta soa mesmo mal). A origem do nome dos Montecristos est´bem documentada como tendo base no consumo dos romances de Dumas que florescia entre os operários da indústria tabagística, embora a versão a que acedi desse como sendo alvo de aproveitamento voraz nos intervalos da labuta.
Abraço, Caro Amigo

Anónimo disse...

Caro Réprobo, porventura a versão a que acedeu é a correcta. Fica o mito e a lenda.
Um abraço.

fugidia disse...

Segunda chance não está à altura da postura do mike, Ana :-)

A única coisa que está é não querer uma vitória de secretaria e estar preparada para a marcação de outra data/hora/local para o duelo :-)
Estou à sua disposição, Mister.

Espero que aceite levar-me a Cuba, quando o vencer (risos)
:-p

Anónimo disse...

Não há segunda chance, Fugidia. Vai ter que se contentar com uma vitória na secretaria e vai ter que viver com isso. :)
Agora apenas me resta, publicamente, assumir a derrota no duelo que não chegou a existir, ficando por provar, também publicamente, o que estava em causa. Publicamente, porque, verdade seja dita, a mim próprio não precisava de provar nada. :)

fugidia disse...

Mister,
se ler bem o meu último comentário concordará que neste seu não esteve "à altura", desculpe dizê-lo :-)

E concordo que nenhum dos dois precisa de provar nada a si próprio. Mas o duelo não servia para isso, pois não? (risos)

Arquivo do blog