29.8.07

África (V). A saudade às vezes é morna

A morna é uma das formas musicais de Cabo Verde, onde a música é mais rica, digo eu, um angolano, do que na terra onde estão as minha raízes. Escolhi uma morna e não uma coladeira, funaná ou uma mazurca porque esta morna, imortalizada pela voz inconfundível de uma senhora, a maior embaixadora cultural do seu pequeno país fala de algo que só nós, portugueses, entendemos e conhecemos o seu verdadeiro significado. E porque, nem sempre, apenas às vezes, sinto saudade. E quando ela é morna, lá para aqueles lados, chama-se sodade.

http://www.youtube.com/watch?v=OabD8gr3Hjs&mode=related&search





2 comentários:

CPrice disse...

"a casa da saudade chama-se memória .. é uma cabana pequenina a um canto do coração .."
..que me perdoe o autor brasileiro desta frase do qual não recordo o nome .. bom .. nada que o google não resolva mas estou sem tempo eu .. risos

Mike disse...

... Coelho Neto... ;-)