16.1.09

Rua Sobre o Douro, 1 - A, Porto.

Sente-se a presença do antigo Convento de Monchique enquanto apreciamos a decoração sóbria mas de extraordinário bom gosto, e nos deixamos embriagar pela vista deslumbrante, sublime e única do rio Douro. Os culpados pela atmosfera encantadora, de uma simplicidade desarmante têm nome: o chef Francisco Meireles e o arquitecto Lourenço Roqui. As paredes de pedra convivem harmoniosamente com o mobiliário de linhas rectas, como eu gosto, disposto geometricamente e com rigor ao longo da sala, que é iluminada a preceito pela luz que trespassa a janela, ou por discretos candeeiros, tornando o restaurante acolhedor à hora de almoço e romântico quando a refeição é o jantar. O Francisco, avesso a misturar muitos alimentos e privilegiando a pureza do aroma, garante-nos a ausência de formação clássica na área, mas isso não impede que a sua cozinha suplante as nossas expectativas, parecendo criar de acordo com a sua inspiração do momento, e surpreendendo-nos com paladares inusitados. Sapateira com pêra abacate, Rodovalho com espargos ou Cabidela de capão? Já nem sei, às vezes prefiro escolher o vinho primeiro, no Sessenta Setenta, um dos meus restaurantes incontornáveis da Cidade Invicta, e deixar que o Douro me inspire.

6 comentários:

Luísa A. disse...

Mike, já equacionou uma «perninha» na crítica gastronómica? :-)

Lina Arroja (GJ) disse...

Estou a ver que temos de inaugurar um espaço gastronómico para desconversar. Passemos aos vinhos, eu já sugeri o Bons Ares tinto à Ana V.
E o Mike o que aconselha?...não me venha agora com um fino para acompanhar a sapateira...(risos)

Patti disse...

Estive no Porto uns dias no final do ano...o que eu perdi.

Mike disse...

Nops, Luísa. E não equacionarei enquanto a senhora não equacionar expor as suas fotografias. (muitos risos)

Mike disse...

Escrever sobre experiências, GJ, nada mais que isso. :-)
Vinho? aconselho Reserva Sogrape ou Mouchão (tinto, sempre tinto). Se bem que um fino, enquanto o vinho respira... (risada)

Mike disse...

Olá Patti. Seja bem vinda. :-)
Perdeu sim, mas é daquelas perdas recuperáveis quando voltar ao Porto. Contudo acredito que as opiniões mais fiáveis e as melhores sugestões venham da GJ e da Júlia. ;-)

Arquivo do blog